24 de dezembro de 2010

José

E agora, com o menino?

Tem mesmo mistérios de Javé sobre a terra. Nunca pensei que fosse ver um anjo... A princípio, parecia mesmo algo terrível. Mas até agora a dúvida me cerca: será mesmo o menino... Pelo que o anjo disse no sonho, sim. E é um pouco estranho, pois parece que, em vez de meu filho, está para nascer meu pai!

Tem sido tudo tão confuso... Primeiro, Maria ficou grávida. Que foi aquilo?! Ainda bem que não segui meu primeiro impulso. Quase chego a desmanchar a coisa toda. Lembrei de como Davi roubou a mulher de Urias. E eu, burro, pensando que a Galiléia estaria livre desse tipo de pecado! Seria Maria como Bate-Seba?

Talvez nem devesse pensar nessas coisas, pois esses eventos certamente não são coisa normal, que a gente vê todo dia. Quando pensaria nisso na carpintaria, entre ripas e tábuas?

Depois, me veio o sonho, como nunca antes algo tão leve e forte me tivesse pegado: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo.”

Acreditaria no sonho e voltaria atrás com o plano?

Confesso que me feriu o orgulho dos homens. Recebi minha mulher, mas não a conheci até agora. Deus, como tem sido difícil. Eu cri.

Mesmo assim, os olhares ficaram cada vez mais rudes na minha direção. Deveria era ter dado um soco naquele tio de Maria, pelo comentário.

Se fui tolo, não sei. Agora, de novo, aqui, sem achar lugar. Acho que vamos ter que dormir com os animais.

Meu Deus, que hora pra eu ter de vir a Belém! Contam a gente pra pagar mais impostos. Maria com esse barrigão, acho que vai nascer... Vai nascer... Ai, meu Deus, é agora! Agora... E agora?

– Força, Maria! Isso, força! Nasceu, nasceu! É o menino! Seu nome é Jesus, meu filho! O primogênito. Vou arrumar aqui a manjedoura. Ôôô! Ôôô! O resto dos animais já se deitou. Pode colocar aqui, Maria... isso, assim.

Nossa, que noite maravilhosa!

Vem chegando gente. Mas quem seria a essa hora aqui? Uns pastores, andam agitados. O anjo também lhes falou. Mais gente. Parecem importantes, gente destacada. O anjo, a estrela, os reis. Esse menino é mais que eu poderia ter.

Há algo maravilhoso aqui, pois a virgem deu à luz um filho, os magos vieram guiados pela estrela e os anjos anunciam aos homens a paz. Não há o que temer.

É mesmo a glória do mundo todo, aqui, entre nós. Chegou o filho de Davi. Meu filho. O filho de Deus.

Natal de 2010

Nenhum comentário:

Vil Homem Simples


"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai."(João 1,v. 14)
Sempre existiu algo intangível na Palavra. Mas isso já foi quebrado.