9 de março de 2006

A Realidade


"Além de ser complicada, pela minha experiência, a realidade costuma ser inesperada. Ela não é clara, não é óbvia, raramente é do jeito que você esperava. Por exemplo, quando você entendeu que a Terra gira em torno do Sol da mesma forma que todos os demais planetas, você naturalmente esperou que todos os planetas tivessem sido feitos para se emparelhar - todos a distâncias iguais uns dos outros, ou, pelo menos, a distâncias que aumentam em uma mesma regularidade, ou que fossem do mesmo tamanho, ou, ao menos, que fossem ficando maiores ou menores à medida que você se distanciasse do Sol. Na verdade, você não pode encontrar explicação ou razão (que nós podemos ver) para os tamanhos e nem para as distâncias. Alguns planetas têm uma lua; outro, quatro; outro duas; alguns não têm nenhuma e um outro tem um anel.
A realidade costuma, de fato, ser algo que você jamais teria imaginado. Essa é uma das razões porque eu acredito no cristianismo. Trata-se de uma religião que você nunca teria conseguido inventar. Se ela só nos oferecesse o tipo de universo que sempre desejamos, eu teria a forte impressão de que a estaríamos inventando. Mas, na verdade, não se trata do tipo de coisa que alguém pudesse ter inventado. Ela tem aquela singularidade imprevisível que as coisas reais têm."

- C. S. Lewis
Extraído de Cristianismo Puro e Simples [Mere Christianity]

Nenhum comentário:

Vil Homem Simples


"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai."(João 1,v. 14)
Sempre existiu algo intangível na Palavra. Mas isso já foi quebrado.